sexta-feira, 12 de setembro de 2014

Falta de auto-estima

Caramba, cansei de ver amigas e amigos sem auto estima. É horrível vê-los assim. O assunto que venho tratar hoje tem como objetivo aconselhar os amigos que querem ajudar.
  1. Para os amigos:
A primeira coisa que devem fazer é jamais jugarem sem saber o que ele/a está sofrendo ou passando. Jamais nomeiem como "drama". Isso mexera mais ainda com tal pessoa, e com isso ela não irá se abrir com ninguém, com medo de a jugarem como dramática ou problemática. Mas isso é sério, as vezes pode ser um transtorno emocional, depressão, ou algo do tipo. E o que os amigos devem fazer é ajudar. "ah, mas como irei ajudar se a pessoa não quer ser ajudada?". Olha, não importa o que ela fale, você tem que ajudar de alguma forma. E como tenho amiga e amigo que sofrem com isso, é bom vocês conversarem um pouco com ela, perguntar o que ela está sentindo, o porque dela estar assim. Mesmo não conseguindo fazer a dor passar com os conselhos, esteja sempre com ela, se preocupando, abraçando, e dizendo que pode contar contigo. Assim ela se sentirá mais amada, e verá que não é sozinha. É importante lembrar que algumas pessoas podem ser amada o que for, mas enquanto não amarem a si própria jamais irão perceber o amor de vocês.

"Se de repente a pessoa se cortar para "passar a dor"?" Nesse caso não grite, não se exalte. Apenas diga o quanto é errado fazer isso, e que a dor não vai passar, que tais problemas não irão passar, portanto não adianta de nada. Sei lá, se tiverem religião, tentar rezar, ou orar pelo amigo/amiga, tenta levar em algum tipo de igreja. Ou, uma ideia legal, é irem a uma ONG de crianças com câncer, crianças com deficiência, ou até mesmo em algum orfanato, asilo. Seria muito legal se você fizesse esse programinha com tal amigo que sofre com isso. Pintar o nariz de vermelho, tentar de alguma forma fazer outras pessoas, (com problemas bem piores) felizes. Isso seria bem bacana, ela veria que existem pessoas com problemas maiores. Porém, em hipótese alguma fale "ah, para com isso, existem pessoas com problemas piores que você", apenas levem-na em algum lugar como esse. Ou então podem ir ao cinema, ir a algum lugar ao ar livre. Enfim, a vários programas legais que podem ajudar. Mas se nada disso funcionar, pergunte se ela não gostaria de passar por algum psicólogo. Se disser que "não", não insistam. E com um tempo, com a sua ajuda, talvez, vocês podem ver novamente seu amigo, ou amiga feliz. Isso é uma das coisas mais gratificantes no mundo.
TENHAM SEMPRE EM MENTE QUE NINGUÉM É PERFEITO !




Nenhum comentário:

Postar um comentário